Certificado Digital para MEI: Como funciona?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Se você é Microempreendedor Individual (MEI), já conhece a necessidade da emissão da nota fiscal eletrônica para o seu trabalho. E com as evoluções tecnológicas, existem algumas ferramentas que possibilitam a fazer essa operação, de forma mais fácil, entre elas o Certificado Digital.

Essa ferramenta possibilitou que, processos que antes eram muito demorados e burocráticos, ficassem mais ágeis e rápidos. Quer entender um pouco mais sobre isso? Confira o conteúdo abaixo, onde explicamos a importância do Certificado Digital para MEI.

  • Para que serve o certificado digital?
  • MEI é obrigado a ter certificado digital?
  • Entenda quais são as vantagens do certificado digital
  • Tipos de certificados digitais para MEI

Para que serve o Certificado Digital?

Com o objetivo de viabilizar diversas demandas de pessoas e empresas, o Certificado Digital nasceu para economizar tempo, dinheiro e logística. Já que, com essa ferramenta, é possível realizar atividades sem a necessidade de se deslocar até os lugares e sem precisar gastar com papel e logística.

Agora você deve estar se perguntando: o quão seguro é compartilhar informações confidenciais dentro da web? Pois nós te garantimos: o Certificado Digital garante 100% de segurança para os seus usuários, visto que ele é protegido através da criptografia com a mais avançada tecnologia. Com isso, os riscos de crimes virtuais, bem como, clonagem, vazamento de informações e fraudes, são eliminados!

Ao emitir uma Certificação Digital, você passa a ter uma espécie de identidade virtual que vai te possibilitar a acessar portais do governo, assinar documentos digitais, fazer transações, compartilhar arquivos, acessar dados bancários, prontuários médicos, entre outros. E o melhor, todas essas demandas terão garantia de validade jurídica.

Certificado Digital para MEI: Como funciona?

MEI é obrigado a ter Certificado Digital?

Se você está se perguntando se o Certificado Digital é uma obrigação para o MEI, a resposta é: não. Isso porque, o Microempreendedor Individual que faz parte do regime do Simples Nacional, não é obrigado a emitir um Certificado.

Outro caso que não necessita de Certificado, é quando o MEI prestar seu serviço apenas para pessoas físicas – e não jurídicas. 

Contudo, se o MEI presta serviços para empresas e emite Nota Fiscal Eletrônica, o uso do Certificado Digital vai facilitar muito este processo. Ou seja, se você emite as NFS-e, tenha certeza que será importante ter um Certificado Digital instalado na sua máquina ou dispositivo móvel.

Independente da sua modalidade, é extremamente necessário compreender como funciona e quais são as utilidades do Certificado Digital, porque um dia você poderá precisar dele. 

Existe um site do Governo Federal, o Portal do Microempreendedor, que sempre compartilha informações super importantes para auxiliar nas obrigações tributárias e fiscais do empreendedor. Confira!

Entenda quais são as vantagens de ter um certificado digital

Então você já entendeu que, ao adquirir essa ferramenta, consegue fazer diversas atividades importantes sem sair de casa… Realmente é um cenário perfeito, ainda mais em tempos de pandemia mundial, onde o isolamento social é uma forma de proteger você e a sua família.

Fica tudo ainda melhor, quando se trata de economia de tempo e dinheiro, não é? Já que você não vai mais precisar se preocupar com o espaço nos armários e nas mesas de escritórios com toda aquela papelada. Além de tudo, você também estará colaborando para o ecossistema.

E para estar ainda mais atualizado com suas obrigações fiscais, o certificado digital possibilita um canal direto de comunicação com a Receita Federal, para o recebimento de atualizações e informações de extrema importância.

Uma ótima novidade para os Microempreendedores Individuais é que a Receita Federal tornou mais simples o processo de emissão dos Certificados Digitais ICP-Brasil para os empreendedores dessa modalidade, bastando apenas apresentação do quadro societário e do Comprovante de Inscrição de Situação Cadastral (CNPJ).

Anteriormente, era necessário que o MEI apresentasse uma série de documentações da empresa, tornando a análise e revisão da representação do empreendedor extremamente demorada e complexa. Contudo, com essa novidade, o procedimento de emissão da certificação ficou muito mais rápida, segura e econômica.

Já se imaginou podendo viajar para qualquer lugar do mundo sem a preocupação de estar presencialmente em lugares só para assinar documentos? Pois o Certificado Digital resolve isso para você de forma totalmente segura, rápida e válida juridicamente.

Ampla Utilização

O MEI que efetuou a emissão do Certificado Digital, tem uma enorme oportunidade para alavancar os resultados da sua empresa, já que você estará por dentro de todas as suas obrigações fiscais, para o cumprimento das exigências do e-Social, por exemplo.

É importante ressaltar novamente que, embora não seja obrigatória a emissão da Nota Fiscal Eletrônica para O MEI, a proteção criptográfica, irá assegurar que você esteja livre de crimes virtuais, garantindo a autenticidade da sua assinatura.

Praticidade na sua rotina

É notável a diferença que um Certificado Digital traz para a rotina da sua empresa, visto que todas as operações como, assinaturas de documentos digitais, por exemplo, ocorrem diretamente de um computador ou outro dispositivo móvel. Com isso, você terá a capacidade de monitorar todos os seus dados, que possuem validade jurídica.

Além disso, quando reduzimos as burocracias do nosso cotidiano, o nível de estresse é diminuído também, já que não precisamos perder tempo com a mobilidade. Fica tudo mais confortável quando conseguimos resolver assuntos relevantes sem sair de casa. Uma hipótese que concretiza bem essa facilidade é quando o empreendedor deve se deslocar até uma agência da Receita Estadual para solicitar uma nota fiscal avulsa. Se, nesse caso, ele tiver um Certificado Digital, será possível a emissão dessa nota através da internet.

Reforço da autoridade do seu negócio

A digitalização de documentos vem se tornando um padrão entre empresas e pessoas. O uso do papel só é aplicado quando realmente necessário. Por isso, o empreendedor que estiver por dentro das tendências, será visto como alguém mais antenado e confiável, já que ele está em conformidade com as novidades.

O acesso à sistemas mais automatizados e a documentos eletrônicos, com certeza é um diferencial, tanto para a empresa, quanto para o cliente final, que terá muito mais segurança em contratar um profissional moderno e inovador.

Quando você investe em um Certificado Digital, estará optando por aumentar a sua credibilidade no mercado, e mais qualidade nos serviços prestados ao seu cliente.

Tipos de Certificado Digital para MEI

Se você está prestes a solicitar a emissão do seu Certificado Digital, precisamos te explicar quais são os Certificados mais adequados para a sua modalidade. Confira as características e as diferenças entre os Certificados A1, A3 e em nuvem!

Certificado A1*validade de 1 ano;

*renovação a cada 1 ano;

*instalação feita no computador;

*utilização  apenas na máquina, em que o Certificado estiver instalado

Certificado A3*validade entre 1 a 5 anos;

*mobilidade;

*instalação feita em mídias criptográficas móveis;

*armazenamento em diversos dispositivos

Certificado Digital em nuvem*mais moderno

*instalação em um sistema na nuvem;

*acesso via internet;

*acesso via smartphone

 

Se você quer conhecer mais detalhes sobre o universo da certificação digital, confira mais informações em nosso site e entenda qual é o documento mais adequado para a sua modalidade profissional.

Dúvidas ou interesse em emissão do seu certificado digital? Fale conosco, a Virtua Certificadora está disposta a te ajudar! Contamos com unidades no Brasil todo, com uma equipe extremamente qualificada para solucionar as suas dúvidas. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp