Contabilidade x Certificado Digital: Qual é a relação?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Em tempos de revolução digital, a tecnologia vem se tornando cada vez mais avançada e impactando todas as áreas da nossa vida. As formas de se relacionar já não são mais as mesmas. Os métodos de trabalho mudaram completamente. Hoje já não é mais tão comum o uso de papel para os escritórios, visto que muitos documentos são digitalizados.

E quando falamos em contabilidade, podemos enxergar ainda mais a influência dos novos meios tecnológicos nesse setor de mercado. Um grande exemplo disso, é a Certificado Digital, que trouxe para os escritórios de contabilidade uma nova perspectiva de solução entre as operações rotineiras.

Se você é contador e ainda não efetuou a emissão do seu certificado digital, não se preocupe, nós preparamos esse conteúdo exclusivo para te explicar qual é a importância dessa ferramenta para importantes atividades do seu escritório de contabilidade.

O que é um Certificado Digital?

Para um melhor entendimento sobre esse tema, basta imaginar que o Certificado Digital é uma espécie de RG virtual, onde todas as suas informações transmitidas, possuem validade jurídica, assim como na sua identidade física. 

A utilidade desse documento digital não é exclusivamente para empresas, visto que as pessoas físicas também podem solicitar a emissão, para a troca de dados e informações. 

A certificação digital, surgiu com o intuito de trazer mais autenticidade, segurança e agilidade no ambiente virtual, já que os índices de fraudes e vazamento de informações confidenciais na web estavam cada vez mais comuns, causando uma enorme preocupação nos usuários.

Sendo considerada uma das ferramentas mais importantes para a internet, os certificados digitais são responsáveis pela efetivação de transações eletrônicas, bem como, assinatura de contratos, cumprimentos das obrigações perante ao Fisco, emissões de documentos, bem como outras transmissões que podem ser feitas remotamente em conformidade com a legislação brasileira.

A Virtua Certificadora é considerada referência no mercado quando se fala em certificados digitais, trazendo uma equipe de profissionais extremamente qualificada e pronta para solucionar suas dúvidas.

Para que serve um Certificado Digital?

O Certificado Digital serve, nada mais, nada menos, para desburocratizar diversos procedimentos que normalmente são extremamente demorados para serem realizados. Com essa ferramenta, você tem diversas possibilidades para facilitar o seu dia a dia. Continue lendo e confira quais são essas vantagens:

  1. Assinaturas digitais;
  2. Emissão de notas fiscais eletrônicas (NFS-e);
  3. Transações Bancárias;
  4. Acesso à prontuários médicos;
  5. Envio de documentos e declarações digitais;
  6. Acesso exclusivo à portais do governo;
  7. Reconhecimento de firma;
  8. Trocar e-mails de forma segura;
  9. Efetuar compras online;
  10. Declaração do imposto de renda;
  11. Entre outros.

Bacana, não é? Além de você poupar o seu tempo, também vai poupar dinheiro com transporte e materiais de escritório, já que tudo acontece 100% virtualmente. 

Com todas as recomendações de isolamento social, dos órgãos públicos de saúde por conta da pandemia, você já não precisa mais se preocupar em sair de casa e ficar horas no trânsito e na fila para resolver essas burocracias citadas acima. Basta ter um Certificado Digital instalado no seu computador ou em um dispositivo móvel, que será possível resolver todos esses problemas.

Exatamente, agora você tem uma tecnologia ao seu dispor, para solucionar esses processos em poucas horas ou minutos! 

Porque o contador deve ter um Certificado Digital?

Com essa nova realidade, os escritórios de contabilidade vêm estreitando fortes laços com o universo dos certificados digitais por diversos motivos que você conhecerá agora! Os avanços tecnológicos acabaram modificando os padrões em variadas áreas profissionais, principalmente no mercado contábil.

Consequência disso, é a nova metodologia de cumprimento das obrigações junto ao Fisco, que atualmente ocorre através da certificação digital, via web. Todas essas mudanças nos meios digitais, podem ser consideradas extremamente benéficas para os escritórios de contabilidade, onde é possível desempenhar serviços do escritório de forma informatizada.

Podemos afirmar, que o surgimento da certificação digital foi um ponto crucial para o cenário da contabilidade, pois, com ela, as empresas dessa área, tiveram a oportunidade de praticar operações com muito mais agilidade e modernidade, aplicando novas lógicas baseadas na informatização. A partir disso, a internet e os documentos digitais, passaram a ser ferramentas essenciais para a execução dos procedimentos.

Seguindo os passos dessa nova tendência, até o Fisco reestruturou suas operações e processos, visando a comunicação pela web através da certificação digital. Com isso, foram disponibilizados sistemas de escrituração digital, facilitando a conformidade das obrigações tributárias dos contadores.

O que o contador pode fazer com um Certificado digital?

Além de todas as possibilidades citadas anteriormente, como, assinatura de documentos digitais, envio de documentações, transações bancárias, entre outros, o Certificado Digital garante mais alguns benefícios aos escritórios de contabilidade e contadores. Confira!

  • Acesso ao e-CAC;
  • Login ao SISCOMEX;
  • Acesso à área de conectividade Social da Caixa.

Os documentos de papel foram substituídos por softwares e sistemas informatizados, agregando no atendimento de clientes e no planejamento estratégico das empresas. Atualmente, todos os processos manuais relacionados a análises de dados e cálculos, foram digitalizados para o sistema online, reduzindo irregularidades no cumprimento das obrigações.

Antes, quando se pensava em um escritório ou profissional de contabilidade, era associada à aquelas cenas de filmes, onde o escritório tem pilhas e pilhas de papéis, documentos espalhados pela mesa, planilhas infinitamente detalhadas e cálculos extremamente demorados. Porém, o cenário do Certificado Digital, trouxe uma cara nova, com mais modernização através da tecnologia.

Quais são os tipos de Certificados Digitais?

Antes de você emitir uma Certificação Digital, é necessário conhecer os tipos de certificados para identificar qual é o que se enquadra com o seu perfil. Conheça abaixo quais são cada um deles, seus benefícios e diferenças, para você descobrir qual é o ideal para o seu escritório de contabilidade.

CERTIFICADO A1
  • Validade de 1 ano;
  • Necessidade de renovação a cada um ano;
  • Armazenamento no computador do titular
  • Mais utilizado por empresas
CERTIFICADO A3
  • É considerado mais barato que o tipo A1;
  • Armazenamento em smart cards, tokens, pendrives, nuvens e smartphones;
  • Validade de 1 a 5 anos;
  • Mais utilizado por médicos, contadores e advogados
e-CNPJ
  • Mais utilizado para pessoa jurídica
  • Possibilidade de efetuar transações bancárias em nome da empresa
e-CPF
  • Certificado digital para pessoas físicas;
  • Possibilidade de realizar transações;
  • Acesso à ambientes virtuais com segurança e autenticidade

 

A Virtua Certificadora apresenta alguns tipos de certificados, com preços acessíveis e variados. Clique aqui para conferir os certificados digitais para pessoa física, aqui para pessoa jurídica e aqui para OAB/CRM/CRC.

É possível lucrar com a certificação digital?

Provavelmente essa é uma das – se não a principal -, vantagem de investir em um Certificado digital. Você não está delirando, é verdade, você pode ganhar dinheiro com a certificação digital. Bacana demais!

Se você está curioso para saber como, é bem simples! Ao indicar um Certificado Digital da Virtua Certificadora para o seu cliente, o contador parceiro poderá receber uma comissão se o cliente indicado fizer seu Certificado Digital conosco. Isso significa, se tornando nosso parceiro, você poderá aumentar o faturamento do seu escritório de contabilidade.

Com sedes espalhadas pelo Brasil todo, a Virtua possui o serviço Delivery Gratuito, onde você emite o seu Certificado Digital sem sair do escritório, com toda comodidade do mundo! Nossos profissionais são preparados, treinados e credenciados pelo Instituto de Tecnologia da Informação para prestar todo suporte necessário aos clientes.

Além disso, também temos o Certificado Digital por videoconferência, que, com toda praticidade e rapidez, efetua a emissão do seu documento virtual em poucos minutos.

Se você ainda está com dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco por WhatsApp ou pelo telefone fixo, nós iremos te ajudar!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp